A Importância das Proteínas na Dieta

A Importância das Proteínas na Dieta

A Importância das Proteínas na Dieta

Com um papel crucial no organismo, as proteínas tendem a auxiliar no reparo e construção de tecidos, além de serem essenciais para as pessoas com interesse de emagrecer ou inclusive, aumentar a massa muscular de uma forma natural – mas claro, tendo um auxílio das atividades físicas na busca por ambos objetivos. 

Divididas em dois grupos (origem animal e vegetal), as proteínas são compostas por inúmeros aminoácidos que por sinal, podem agir de diferentes maneiras no organismo das pessoas. Dessa forma, é necessário que as pessoas que almejam o corpo saudável e principalmente, a melhora da saúde, precisam iniciar dietas com quantidades suficientes de proteínas evitando alguns problemas no corpo.Ainda não entendeu qual a importância das proteínas em sua dieta e como que elas são capazes de melhorar a saúde? Continue esse lendo o artigo e descubra!

Construída a partir dos aminoácidos, as moléculas das proteínas são cruciais ao organismo das pessoas e justamente por isso, que os médicos afirmam ser algo fundamental contar com as mesmas em seu cardápio diário, podendo fornecer todos os nutrientes que são necessários ao corpo – presentes nos aminoácidos. 

Para que entenda melhor qual a importância das proteínas na dieta, passa a ser crucial entender o que de fato seria esse tipo de alimento e o que ele “oferece”.

Tecnicamente, a proteína seria uma molécula orgânica que se forma a partir das cadeias de aminoácidos, que acabam sendo “caracterizados” em essenciais e os não essenciais – onde alguns podem ser sintetizados pelo organismo, enquanto existem outros que devem ser fornecidos ao corpo a partir da sua alimentação. 

Justamente por isso que tanto se fala na composição de um cardápio saudável e que vise a criação de um prato composto por proteínas eficientes ao corpo, em doses saudáveis. Afinal, mesmo promovendo o bem ao organismo, quando elas são consumidas em excesso, existe a possibilidade de engordarem uma pessoa, além do risco de prejudicar o fígado, o rim e até mesmo a absorção de minerais.

Como aplicar as Proteínas na Dieta 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa que deseja obter uma boa saúde precisa consumir até 0,8 gramas de proteína por quilo de peso – diariamente. Sendo assim, uma mulher com cerca de 60 quilos necessita comer a quantidade de 48 gramas de proteína diariamente, sem prejudicar sua saúde.

Além disso, a OMS ainda declara que se uma pessoa costuma praticar exercícios físicos, a mesma poderá elevar o consumo de proteínas para até 1,4 gramas por  dia e por quilo de peso, mas ainda sendo necessário analisar o tipo de proteína a ser consumida para manter uma boa saúde e o funcionamento do organismo.

De certo modo tendem a existir exceções diante da quantidade de proteína que a OMS recomenda às pessoas, mas para ter certeza sobre isso (assim como qual a quantidade ideal ao seu corpo e objetivo) é mais do que necessário consultar o seu médico, pois dessa maneira, o mesmo irá verificar a quantidade com base no seu estado de saúde atual, assim como conforme os seus objetivos no corpo. 

Outra informação relevante diante dessa busca da ingestão ideal de proteínas a partir da sua dieta é a necessidade de considerar o sexo da pessoa, pois no caso é comum que a mulher tenha que consumir uma quantidade levemente inferior a quantidade adequada aos homens. Portanto, não é recomendado fazer dietas das outras pessoas para alcance dos mesmos resultados que elas conquistaram. 

Alimentos saudáveis e ricos em Proteínas 

Existem uma série de alimentos ricos em proteínas que tendem a ser eficientes à sua dieta, e isso independente do seu objetivo. Esses alimentos podem ser de fato incorporados em sua dieta de forma simples, sendo importante apenas, ter cuidado na quantidade a ser consumida, pois isso que influenciará no resultado.

Dessa maneira, o ideal é prestar a atenção na quantidade de proteína presente no alimento e com isso, começar a moldar a sua dieta conforme o “tanto” que a pessoa deverá ingerir por dia para que de fato alcance o objetivo em seu corpo. 

Veja logo abaixo alguns exemplos de alimentos saudáveis e ricos em proteínas:

  • Amêndoa (com 21,1 gramas de proteína a cada 100 gramas)

Além de ser rica em proteínas, a amêndoa promove uma ampla saciedade para as pessoas, por isso que os nutricionistas recomendam a sua ingestão antes das refeições. No caso, o ideal será consumir de cinco a seis unidades de amêndoas.

  • Salmão (com 21,62 gramas de proteína a cada 100 gramas)

O salmão é um dos alimentos mais conhecidos quando o assunto é proteína. No caso, esse peixe auxilia na recuperação muscular e tem amplas quantidades de ômega 3 – algo crucial para sua saúde. Portanto, o consuma grelhado ou assado.

  • Frango (com 23 gramas de proteína a cada 100 gramas)

Uma das carnes mais eficientes no quesito proteína é o frango, mas para que as pessoas possam ter resultados ainda melhores, os médicos aconselham realizar seu consumo sem pele e, em especial, ao peito, evitando consumo de gorduras.

  • Camarão (com 24 gramas de proteína a cada 100 gramas)

Alguns alimentos que são ricos em proteínas não podem ser consumidos todos os dias justamente por terem o colesterol relativamente mais alto e esse seria o caso do camarão. O recomendado seria ingeri-lo por até duas vezes na semana. 

  • Soja (com 34 gramas de proteína a cada 100 gramas)

A soja é uma proteína vegetal de grande importância para o corpo, porém, para evitar problemas deve-se consumi-la em baixa quantidade, pois infelizmente se torna possível encontrar inúmeras pessoas que não digerem a mesma tão bem. 

*** Na lista, acrescente também carne vermelha, peixes, tofu, ovos e os outros.


Esses são apenas alguns dos alimentos ricos em proteínas que tendem a elevar a sua saúde. Para que consiga ingerir os alimentos ideais para o seu corpo e que sejam eficientes ao seu objetivo, consulte um nutricionista. Assim, vocês podem criar um cardápio funcional, que seja não apenas saudável para seu organismo, como para conquistar seu objetivo – seja perder peso ou aumentar os músculos.

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