A Importância das Proteínas na Dieta

Com um papel crucial no organismo, as proteínas tendem a auxiliar no reparo e construção de tecidos, além de serem essenciais para as pessoas com interesse de emagrecer ou inclusive, aumentar a massa muscular de uma forma natural – mas claro, tendo um auxílio das atividades físicas na busca por ambos objetivos. 

Divididas em dois grupos (origem animal e vegetal), as proteínas são compostas por inúmeros aminoácidos que por sinal, podem agir de diferentes maneiras no organismo das pessoas. Dessa forma, é necessário que as pessoas que almejam o corpo saudável e principalmente, a melhora da saúde, precisam iniciar dietas com quantidades suficientes de proteínas evitando alguns problemas no corpo.Ainda não entendeu qual a importância das proteínas em sua dieta e como que elas são capazes de melhorar a saúde? Continue esse lendo o artigo e descubra!

Construída a partir dos aminoácidos, as moléculas das proteínas são cruciais ao organismo das pessoas e justamente por isso, que os médicos afirmam ser algo fundamental contar com as mesmas em seu cardápio diário, podendo fornecer todos os nutrientes que são necessários ao corpo – presentes nos aminoácidos. 

Para que entenda melhor qual a importância das proteínas na dieta, passa a ser crucial entender o que de fato seria esse tipo de alimento e o que ele “oferece”.

Tecnicamente, a proteína seria uma molécula orgânica que se forma a partir das cadeias de aminoácidos, que acabam sendo “caracterizados” em essenciais e os não essenciais – onde alguns podem ser sintetizados pelo organismo, enquanto existem outros que devem ser fornecidos ao corpo a partir da sua alimentação. 

Justamente por isso que tanto se fala na composição de um cardápio saudável e que vise a criação de um prato composto por proteínas eficientes ao corpo, em doses saudáveis. Afinal, mesmo promovendo o bem ao organismo, quando elas são consumidas em excesso, existe a possibilidade de engordarem uma pessoa, além do risco de prejudicar o fígado, o rim e até mesmo a absorção de minerais.

Como aplicar as Proteínas na Dieta 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa que deseja obter uma boa saúde precisa consumir até 0,8 gramas de proteína por quilo de peso – diariamente. Sendo assim, uma mulher com cerca de 60 quilos necessita comer a quantidade de 48 gramas de proteína diariamente, sem prejudicar sua saúde.

Além disso, a OMS ainda declara que se uma pessoa costuma praticar exercícios físicos, a mesma poderá elevar o consumo de proteínas para até 1,4 gramas por  dia e por quilo de peso, mas ainda sendo necessário analisar o tipo de proteína a ser consumida para manter uma boa saúde e o funcionamento do organismo.

De certo modo tendem a existir exceções diante da quantidade de proteína que a OMS recomenda às pessoas, mas para ter certeza sobre isso (assim como qual a quantidade ideal ao seu corpo e objetivo) é mais do que necessário consultar o seu médico, pois dessa maneira, o mesmo irá verificar a quantidade com base no seu estado de saúde atual, assim como conforme os seus objetivos no corpo. 

Outra informação relevante diante dessa busca da ingestão ideal de proteínas a partir da sua dieta é a necessidade de considerar o sexo da pessoa, pois no caso é comum que a mulher tenha que consumir uma quantidade levemente inferior a quantidade adequada aos homens. Portanto, não é recomendado fazer dietas das outras pessoas para alcance dos mesmos resultados que elas conquistaram. 

Alimentos saudáveis e ricos em Proteínas 

Existem uma série de alimentos ricos em proteínas que tendem a ser eficientes à sua dieta, e isso independente do seu objetivo. Esses alimentos podem ser de fato incorporados em sua dieta de forma simples, sendo importante apenas, ter cuidado na quantidade a ser consumida, pois isso que influenciará no resultado.

Dessa maneira, o ideal é prestar a atenção na quantidade de proteína presente no alimento e com isso, começar a moldar a sua dieta conforme o “tanto” que a pessoa deverá ingerir por dia para que de fato alcance o objetivo em seu corpo. 

Veja logo abaixo alguns exemplos de alimentos saudáveis e ricos em proteínas:

Além de ser rica em proteínas, a amêndoa promove uma ampla saciedade para as pessoas, por isso que os nutricionistas recomendam a sua ingestão antes das refeições. No caso, o ideal será consumir de cinco a seis unidades de amêndoas.

O salmão é um dos alimentos mais conhecidos quando o assunto é proteína. No caso, esse peixe auxilia na recuperação muscular e tem amplas quantidades de ômega 3 – algo crucial para sua saúde. Portanto, o consuma grelhado ou assado.

Uma das carnes mais eficientes no quesito proteína é o frango, mas para que as pessoas possam ter resultados ainda melhores, os médicos aconselham realizar seu consumo sem pele e, em especial, ao peito, evitando consumo de gorduras.

Alguns alimentos que são ricos em proteínas não podem ser consumidos todos os dias justamente por terem o colesterol relativamente mais alto e esse seria o caso do camarão. O recomendado seria ingeri-lo por até duas vezes na semana. 

A soja é uma proteína vegetal de grande importância para o corpo, porém, para evitar problemas deve-se consumi-la em baixa quantidade, pois infelizmente se torna possível encontrar inúmeras pessoas que não digerem a mesma tão bem. 

*** Na lista, acrescente também carne vermelha, peixes, tofu, ovos e os outros.


Esses são apenas alguns dos alimentos ricos em proteínas que tendem a elevar a sua saúde. Para que consiga ingerir os alimentos ideais para o seu corpo e que sejam eficientes ao seu objetivo, consulte um nutricionista. Assim, vocês podem criar um cardápio funcional, que seja não apenas saudável para seu organismo, como para conquistar seu objetivo – seja perder peso ou aumentar os músculos.

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