Como Perder Peso com Saúde?

Como Perder Peso com Saúde?

Atualmente com a necessidade de emagrecer, a vida acelerada e intensa, muitas pessoas acabam esquecendo do mais importante, que é a saúde, sem não saber como perder peso.

É certo também que o excesso de peso é prejudicial à saúde, mas para perder peso é necessário manter-se saudável.

Mas afinal, como perder peso e manter-se saudável?

Em primeiro lugar você tem que entender que para perder peso, você precisa gastar mais calorias do que você consome e para que isso ocorra, o ideal é que você faça um controle dos alimentos que vai ingerir e pratique atividades físicas. 

No entanto, para quem quer saber como perder peso, não é aconselhável fazer uma diminuição drástica dos alimentos sem levar em conta seus nutrientes, vitaminas, sais minerais, fibras, enfim, tudo aquilo que é necessário para manter sua saúde. 

Assim como não adianta você partir para exercícios radicais, que seu corpo ainda não tem condições de aguentar. Estes dois passos devem ser feitos de maneira gradativa, respeitando seus limites e só então aumentando conforme seu corpo responde a eles. 

Pensando assim e quer saber como perder peso, você poderá se orientar através de algumas dicas que separamos para você. Veja:

Como perder peso? Ingerindo alimentos que queimam as gorduras.

Alguns alimentos podem ajudar muito a queimar calorias por exemplo: maça, banana, gengibre e etc.

Como perder peso? Consumindo alimentos para desinchar  

Para isto você deve consumir alimentos ricos em ômega 3, tais como sardinha, linhaça, salmão, castanha, salmão. Estes são alguns dos alimentos que contribuem para perder peso, devido a sua ação anti-inflamatória. 

Como perder peso? Aumentar a saciedade

O mais difícil durante uma dieta é sentir fome. Você poderá driblar esta situação consumindo alimentos que vão lhe dar sensação de saciedade que são aqueles ricos em fibras. 

Alguns deles são: grão de bico, frutas, feijão, ervilha, lentilha, cevada, centeio, aveia. Existem muitas sementes que também podem ajudar, como: semente de abóbora, linhaça, chia. 

Como perder peso? Consumir alimentos termogênicos 

Optar por alimentos termo gênicos vai estimular a queima das calorias pois eles aceleram o metabolismo, fazendo com que queime calorias mesmo quando estiver em repouso. Algumas opções: gengibre, café, pimenta, canela e chá verde, ente outras.

Como perder peso? Procure variar sua alimentação o máximo possível

Se você quer perder peso e ser saudável, deve equilibrar a variedade dos seus alimentos. Procure consumir verduras, frutas, legumes, carnes (procure variar entre diferentes tipos), cereais, leites e derivados, leguminosas como lentilha e feijão. 

Como perder peso? Fazer pequenos lanches

Um dos maiores erros quando se quer perder peso é comer poucas vezes. Se você se pergunta como perder peso, a resposta é: faça 6 refeições por dia. 

São 3 principais, café da manhã, almoço e jantar; e 3 lanches pequenos. Quando você faz várias refeições, por pequenas que sejam, você está emitindo uma mensagem para o seu cérebro que não existe falta, do contrário ele entenderá que vai receber pouca comida e vai armazenar. Alimentando-se várias vezes por dia, você também vai manter seu metabolismo funcionando o dia todo, dando uma sensação de saciedade e gastando mais calorias.

Desta forma sua fome vai diminuir e você não vai cometer exageros na hora da refeição ou lanche. O ideal para quem quer perder peso, é alimentar-se de 3 em 3 horas. 

Como perder peso? Não faça dietas muito rigorosas e restritivas

Perder peso de forma saudável é um pouco mais demorado, porém é algo duradouro. O previsto neste caso é de meio a um quilo por semana. 

Dietas que cortam totalmente uma categoria de alimentos, bem como calorias ou carboidratos, por exemplo, são consideradas muito restritivas. 

Uma alimentação com pouca variedade pode acarretar uma carência de nutrientes que são necessários para o organismo, provocando uma baixa na imunidade, deixando o corpo vulnerável a doenças. 

Existem por aí várias dietas restritivas que prometem milagres, como por exemplo dieta da sopa, dieta do ovo, dieta do shake. Elas são boas para quem necessita de uma perda de peso rápida para uma determinada situação.

Entretanto, se a ideia é uma perda de peso efetiva e duradoura, elas são pouco indicadas. 

Como perder peso? Use e abuse dos chás 

Os chás são grandes aliados para quem que não sabe como perder peso. Alguns são ótimos estimulantes para queimar calorias, como o chá de canela, chá verde, chá preto, chá de gengibre e outros. O chá de hibiscos é ótimo para não deixar que a gordura se acumule no abdômen. 

Como perder peso?  Pratique exercícios

Como já dissemos, para perder peso você vai ter que gastar mais calorias do que está ingerindo pois, quanto mais gastar, mais seu organismo vai queimar as reservas. 

Então, o exercício também vai ser um fator muito importante na sua caminhada para perder peso. Pesquisas chegaram à conclusão que uma pessoa para ser considerada ativa deve praticar 150 minutos de exercício por semana. 

Fazendo uma hora de exercícios, três vezes por semana, você já vai ter 180 minutos por semana e já estará ultrapassando a meta. 

Não esqueça que, para queimar as gorduras e perder peso, você deverá praticar atividades aeróbicas. Por exemplo: andar de bicicleta, nadar, correr, caminhar, dançar etc. 

Como perder peso? Evite bebidas alcoólicas. 

Ao ingerir o álcool, seu fígado vai identificar como uma substância toxica. Sendo assim ele vai dar prioridade para metabolizar o álcool primeiro. Este fator vai propiciar que a gordura se acumule no organismo.

Como perder peso?  Diminuir as calorias

Existem dietas que reduzem muito o nível de calorias provocando assim efeitos colaterais, como fraqueza, tontura, desmaio etc.. O mínimo recomendado é de 1200 calorias por dia.

Como perder peso?  Não entre nas dietas da moda

Existem muitas dietas que prometem milagres, um emagrecimento muito rápido e pode ser que você até perca peso com rapidez, mas não esqueça que o mais importante é sua saúde. 

Fique atento, pois esta perda rápida de peso, pode ser muito prejudicial a sua saúde. Como já dissemos o ideal é perder peso, com equilíbrio.

Como perder peso?  Beba muita água

Incluir o habito de ingerir agua pode ser um grande aliado e vai contribuir muito para você perder peso. Dois litros de agua por dia é a média recomendada, não só para quem faz dieta, mas para todos que querem seu corpo saudável. 

Como perder peso? Diminuir o consumo de açúcar e sal

O açúcar, se for consumido em excesso, vai se transformar em gordura, principalmente na região abdominal. O açúcar pode ser encontrado em muitos alimentos como carboidrato brancos, tais como: pães, bolos, massas, doces, refrigerantes. 

Fique de olho: o sal por ser fonte de sódio, se houver excesso no seu organismo, pode provocar retenção de líquidos e aumento na pressão arterial.

Como perder peso?  Fique atento aos sinais

Quando você está fazendo uma dieta para perder peso, deve ficar atento aos sinais que seu corpo vai lhe mandar. Se a dieta estiver lhe prejudicando, você pode perceber através de pequenos detalhes como por exemplo: tontura, queda de cabelo, unhas quebradiças, constipação intestinal, fraqueza e outros. Se a dieta estiver indo bem, você estará se sentindo bem e saudável. 

Pronto, agora você já sabe como perder peso e pode aproveitar essas dicas para ter um emagrecimento saudável e duradouro, que irá se manter na sua vida através da aquisição de hábitos saudáveis.


Deixe uma resposta

Fechar Menu