Conheça 10 Alimentos Ricos em Proteínas para sua Dieta

Conheça 10 Alimentos Ricos em Proteínas para sua Dieta

Todo mundo sabe que a proteína é o componente principal das dietas que prometem uma grande perda de peso em pouco tempo. Entretanto, mais do que isso, a proteína é essencial para o nosso organismo e oferece a ele uma série de benefícios. 

Isso porque ela é composta por cadeias de aminoácidos, sendo imprescindível para que se tenha uma vida saudável e também para o desenvolvimento da musculatura, ideal para quem busca a hipertrofia, bem como para a produção de novos tecidos e anticorpos.

Vale lembrar que a quantidade ideal de proteínas que devem ser consumidas diariamente varia de acordo com as particularidades de cada organismo de cada pessoa. Entretanto, como uma média básica, pode se dizer que o indicado é de 0,8 a 1,2g por quilo de peso.

Sendo assim, uma pessoa que pesa 60kg deve consumir entre 48 e 72 gramas e proteínas diariamente. 

Outra dica importante é que se evite a ingestão de líquidos nas refeições para que sejam absorvidos adequadamente, visto que são combinações de aminoácidos. Isso porque a ingestão de líquidos diminui a concentração do suco gástrico.

Sabendo disso tudo, vamos conhecer a lista de alimentos ricos em proteínas que você pode incluir na sua rotina e como utilizá-los. Vamos lá?!

  1. dos 10 alimentos ricos em proteínas: soja

Uma importante proteína de origem vegetal, há 34g de proteína em 100g de soja. O alerta é que é preciso ficar atento para os casos de intolerância visto que a maior parte da produção é transgênica e muitas pessoas não estão acostumadas a fazer a digestão dela. O ideal é consumir sem excessos.

  1. dos 10 alimentos ricos em proteínas: frango

O frango é um alimento que possui 23g de proteína para cada 100g do alimento. Entretanto, a orientação para que seja consumido de uma forma mais saudável é retirar a pele e preferir sempre o peito. Quanto à maneira de preparo, a melhor opção é fazer o frango grelhado ou assado, podendo ser comido junto com saladas.

  1. dos 10 alimentos ricos em proteínas: camarão

A cada 100g de camarão encontramos 34g de proteínas, entretanto, o alerta é que ele não deve ser utilizado diariamente pois é um alimento com um nível de colesterol mais alto que outros frutos do mar. Em contraponto, ele possui ômega-3, que é uma gordura boa. 

Sendo assim, ele pode ser consumido duas vezes por semana, preferencialmente feito no vapor.

  1. dos 10 alimentos ricos em proteínas: salmão

Em cada porção de 100g de salmão podemos encontrar 21,62g de proteína. Esse peixe possui ômega-3 e, por isso, ele proporciona uma rápida recuperação muscular, sendo excelente para quem pratica atividades físicas mais intensas, tal como a musculação. 

Assim como o frango, o ideal é que o salmão seja preparado grelhado ou assado e para que se monte um prato saudável, ele pode ser acompanhado de brócolis ou arroz integral.

  1. dos 10 alimentos ricos em proteínas: amêndoa

Pouca gente sabe, mas as amêndoas também são ricas em proteína e apenas 100g desse alimento possui 21g de proteínas. O mais legal é que a proteína tem um importante papel de saciedade e, por isso, acrescentar doses extra dela na alimentação é excelente para não sentir fome. 

Sendo assim, uma ótima alternativa é consumir de 5 u 6 unidades de amêndoas como lanche ou até mesmo antes das principais refeições. Entretanto, cuidado para não exagerar por causa das calorias.

  1. dos 10 alimentos ricos em proteínas: carne vermelha

De origem animal, essa fonte de proteínas tem cerca de 21g da substância para casa 100g de carne. Lembrando sempre que as melhores e mais indicadas fontes de proteína são sempre as animais.

No entanto, é preciso lembrar que possui muita gordura saturada e o ideal é preferir os cortes mais magros e sem gordura visível. O indicado é que seja consumida aproximadamente 3 vezes por semana.

Vale lembrar que além de ser um dos alimentos ricos em proteína, a carne vermelha também ajuda na formação de queratina e colágeno, dando mais força para os cabelos.

  1. dos 10 alimentos ricos em proteínas: peixes

A cada 100g de peixe podemos encontrar 21g de proteínas e eles não possuem contraindicações, sendo ótimos para a alimentação e para a saúde. 

Entretanto, o ideal é sempre optar por realizar o preparo no forno, grelhado ou cozido. A dica no caso do peixe é optar por aqueles que tenham escamas, tais como salmão, pintado, atum, entre outros, visto que as escamas são como uma barreira natural contra a absorção de toxinas.

  1. dos 10 alimentos ricos em proteínas: ovos 

É possível encontrar 6g de proteínas em cada unidade de ovo além do fato de que ele é rico em vitamina B12, que é essencial para os músculos e para a redução dos níveis de gordura. O ovo também possui colina e albumina.

O ideal é consumir esse alimento cozido, principalmente no que diz respeito à gema, visando evitar problemas como a salmonela. É importante evitar a versão frita e acompanhada de queijo por causa do colesterol.

Embora ainda seja algo bastante discutido, o mais indicado é a ingestão de até 4 unidades por semana, alternando os dias.

  1. dos 10 alimentos ricos em proteínas: leite de vaca

A cada 100g de leite de vaga encontramos 8g de proteínas e isso vale também para os seus derivados, tais como iogurtes e queijos. O fato é que esses alimentos são compostos por 3 partes iguais de gorduras, proteínas e carboidratos, o que os torna bastante completos.

A dica é escolhe sempre as opções de iogurtes e leites desnatados e o queijo deve ser branco, dando prioridade para os que tem menos gordura.

  1. dos 10 alimentos ricos em proteínas: feijão

O feijão é mais uma fonte de proteína vegetal e a cada 100g desse alimento, podemos encontrar 6,6g da substância. Além disso, o feijão é rico em ferro e fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Pronto, agora você já conhece 10 alimentos ricos em proteínas e pode preparar receitas deliciosas para utilizá-los nas suas refeições, de uma maneira saborosa e saudável. Aproveite!


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