Dicas para Emagrecer e Perder Peso

Dicas para Emagrecer e Perder Peso

O sobrepeso e principalmente a obesidade são problemas que devem ser levados em conta, considerando muito mais do que a parte estética, mas também o que diz respeito à saúde.

Isso porque o excesso de peso gera diversos malefícios para o corpo, além de diversos outros problemas de saúde associados ao sedentarismo e a uma dieta nutricional pobre.

O pior de tudo é que muitas pessoas acabam influenciadas por padrões de beleza que não correspondem à realidade e acabam optando por atalhos pouco recomendáveis para obter a perda de peso, adotando medidas ainda mais prejudiciais.

Então, o que você verá a seguir não são dicas milagrosas perder peso e sim alguns segredos que permitirão que você emagreça de forma efetiva, saudável e duradoura.Sabendo disso, vamos ver algumas dicas para emagrecer e perder peso? Vamos lá!

Mas afinal, quais são as dicas para emagrecer e perder peso?

A perda de peso ocorre quando o corpo gasta mais energia do que consome, havendo uma diferença desses valores e sendo preciso retirar energia das reservas, que são as calorias.

Assim como quando consumimos mais energia do que gastamos, engordamos porque o corpo acumula o excedente.

Justamente por isso que você vai ver a seguir dois tipos de dicas: as dicas para ingerir menos calorias e as dicas para gastar mais calorias em um dia. então, vamos ver essas dicas para emagrecer e perder peso.

Dica #1: evite refrigerantes

Os refrigerantes, além de muito açúcar, contêm uma grande quantidade de calorias vazias, ou seja, sem valor nutricional. Isso tudo sem falar em corantes, conservantes, sódio e um monte de componentes nada benéficos para a saúde de quem quer perder peso.

Sendo assim, se você deixar de lado o hábito de tomar refrigerante, eliminando dois copos por dia, por exemplo, já será um valor significativo de calorias a menos por dia.

Outras bebidas industrializadas também podem ser bastante prejudiciais, por isso, prefira sempre a água e bebidas naturais.

Dica #2: cuidado com os industrializados

Existem muitos alimentos industrializados que são lobo em pele de cordeiro, ou seja, que parecem saudáveis e pouco calóricos quando, na verdade, são uma verdadeira bomba para a saúde.

Aprenda a ler o rótulo e a tabela nutricional dos produtos que você consome, pois a maioria possui muitos conservantes, açúcar e sódio, entre outras coisas.

Dica #3: não encha o prato 

Ao se servir para comer, nunca encha o seu prato e coloque sempre menos comida do que você acha que é necessário. Isso porque, quando estamos com fome, temos menos capacidade de fazer escolhas corretas e sempre comemos mais do que necessário.

Uma ideia, se você quer perder peso e não consegue se servir em menor quantidade, é optar por um prato menor!

Dica #4: não se obrigue a terminar um prato

Se você se serviu e se sentiu satisfeito antes de terminar, não se obrigue a comer o que está no prato. Aos poucos tente se acostumar à quantidade que você realmente precisa para se sentir saciado.

Dica #5: nunca esqueça o café da manhã

O nosso corpo está em jejum, o metabolismo fica mais lento e, nessa condição, gasta menos energia. Então, se você quer perder peso, o que você deve fazer é tomar o café da manhã, para ativar o seu metabolismo já logo cedo, para que ele tenha mais tempo para queimar gordura.

Entretanto, claro, é preciso optar por um café da manhã saudável, com pouca gordura e que, preferencialmente, seja rico em fibras.

Dica #6: não fique se comer por muito tempo

Sentir fome é uma das coisas que mais incomodam em uma dieta, então evite senti-la para que você possa perder peso de uma maneira mais agradável.

Para isso, o mais indicado é se alimentar a cada 3 ou 4 horas, fazendo 5 ou 6 refeições pequenas por dia. isso evita que o metabolismo se desacelere, fazendo com que se mantenha sempre ativo e gastando energia.

O mais importante é evitar o consumi de alimentos hipocalóricos nessas refeições, claro, optando sempre por algo saudável e de baixa caloria.

Dica #7: exercite-se

É um grande engano acreditar que é possível perder muito peso apenas com a redução no consumo de calorias. Isso porque aumentar o gato de calorias do dia por meio da prática de atividades físicas torna o processo de perda de peso muito mais eficiente.

Da mesma maneira que ter uma alimentação correta contribui para a pratica de uma atividade física. Sendo assim, faça algo, nem que seja uma caminhada durante 20 minutos do dia, só não use desculpas para dizer que não dá.

Dica #8: recompense-se 

Crie um sistema através do qual você se ofereça alguma recompensa a cada meta atingida ou a cada semana cumprida, sendo que essas recompensas podem ser quaisquer coisas que façam com que você se sinta bem e feliz. 

Então escolha uma ida ao shopping, um passeio de bicicleta, um novo corte de cabelo, ver aquele filme ou qualquer coisa que seja uma recompensa para você. Entretanto, evite usar a comida como uma recompensa pois isso pode ser prejudicial ao seu desempenho para perder peso.

Dica #9: troque gordura por músculos

Saiba que somente por existir, um 1g de gordura queima 2,5 vezes mais energia do que 1kg gordura quando o corpo está em repouso. Sendo assim, ao ganhar massa muscular você estará aumentando o gasto basal diário de calorias.

Vale lembrar que isso é extremamente importante visto que 75% das calorias que o nosso corpo queima diariamente, são eliminadas pelo metabolismo basal, logo, quanto maior a massa muscular, mais o corpo gasta.

Dica #9: m pouco é melhor que nada

Já foi dito que é importante estar em movimento para perder peso. O que a maioria das pessoas não sabem é que qualquer atividade física é melhor do que nada. 

No entanto, quando falamos de exercícios aeróbicos, menos de 20 minutos não apresentam muita eficiência, porém, não é tão difícil conseguir 20 minutos por dia quando temos 24h, não é?!

Para quem quer algo mais rápido, também, é possível optar por atividades físicas de alta intensidade, que prometem um elevado gasto calórico em poucos minutos.

Pronto! Aproveite essas dicas para perder peso e comece agora mesmo o caminho para o sucesso do seu processo de emagrecimento.

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