Três Maneiras Rápidas de Acabar com Suas Dores Musculares

Três Maneiras Rápidas de Acabar com Suas Dores Musculares

As dores musculares são capazes de incomodar e fazer da vida das pessoas um tormento, normalmente, elas aparecem depois da prática de exercícios físicos com intensidade que vão além do que o nosso corpo já está habituado.

É só começar a realizar uma nova rotina de treinos na academia, ou começar a realizar um serviço com uma intensidade na qual não se está acostumado e pronto, logo aparecem as dores musculares para atrapalhar o seu sossego.

Algumas pessoas acreditam que o aparecimento de dores musculares são um sinal de que o treino na academia realmente valeu a pena. Apesar, de esta dor ser considerada algo vantajoso neste caso, ela acaba causando grande desconforto e pode acabar atrapalhando a realização de outras atividades de nosso cotidiano.

As dores causadas após a realização de exercícios intensos aprecem pois são resultado de lesões e rompimento das fibras musculares, ou pelo exercício praticado em excesso e pela ausência de prática quanto a realização destas atividades.

Depois de um dia de atividades físicas intensas, as microlesões causadas nas fibras de nossos músculos acabam acionando nosso sistema imunológico, ele então libera glóbulos brancos e trabalha para que este músculo seja recuperado com eficácia.

Se você sofre com estas dores e não sabe mais o que fazer para resolver este problema, você poderá aprender por meio de e-book 3 maneiras simples e eficazes de minimizar e acabar com este tremendo desconforto, de forma saudável e sem a utilização de medicamentos.

Muitas vezes, o uso indiscriminado de medicamentos pode acabar prejudicando o nosso organismo, por isso, opte pelo uso de anti-inflamatórios e remédios para dores musculares somente em último caso e mediante a prescrição médica.

As doses elevadas de certos medicamentos que combatem a dor muscular, pode acabar causando alterações no ritmo de nosso coração, retenção urinária, visão turva, pupilas dilatadas além do normal e uma elevação da pressão interna de nossos olhos. Por isso é importante que você somente utilize medicamentos mediante a consulta a um médico.

Além destes, o uso indiscriminado de medicamentos podem acarretar outros efeitos colaterais e acabar levando a morte, por isso, utilize medicamentos somente com prescrição médica!

Além dos exercícios físicos intensos, existem outros fatores que podem acabar causando dores musculares como:

  • Utilizar pias muito baixar para lavar louça ou para escovar os dentes: quando utilizamos pias com uma altura bem menor do que deveria, acabamos ficando inclinados para utilizá-la, isto pode causar dores na região lombar;
  • Carregar muito peso ou pegar as coisas que estão em nível mais baixo de forma inadequada: o correto é que você flexione os joelhos sempre que precisar pegar peso ou algo que se encontra me nível mais baixo, desta forma você irá aliviar a tensão em suas costas;
  • Ao utilizar o computador é importante que o monitor encontre-se ajustado ao nível de seus olhos, para que você não precise ficar inclinado para visualizar as informações que deseja;
  • Ler na cama também pode ser um vilão dos músculos saudáveis, as posições incorretas recostadas sobre o travesseiro ou na parede pode acabar causando dores nas costas.

Confira agora três maneiras rápidas de acabar com suas dores musculares:

  1. Repouse e deixe que os seus músculos descansem após um dia de atividades intensas.

Um ou dois dias após a realização de exercícios de alta intensidade, descanse e procure poupar a utilização dos músculos que já foram exercitados nas atividades anteriores. Esta dica vale principalmente para as pessoas que fazem musculação.

Para quem faz musculação, é indicado que durante a execução de seus treinos, os grupos musculares sejam exercitados alternadamente. Ou seja, pode-se trabalhar a parte superior do corpo durante duas vezes na semana, alternando com o exercício nas partes inferiores três dias na semana. Desta forma, os músculos exercitados terão um período satisfatório para que possam se recuperar e reconstruir as fibras que foram rompidas, tornando-se cada vez mais fortes e obtendo crescimento.

As dores sentidas após a realização de atividades intensas, seja na academia ou em seu cotidiano mesmo durante o turno de trabalho ou realizando as tarefas diárias, representa uma forma de seus músculos pedirem um descanso e uma folga para se recuperar.

Descanse, relaxe e dê um tempo para o seu corpo se recuperar para enfrentar com disposição os dias que virão pela frente.

  • Massageie os músculos doloridos.

Os jogadores de futebol e grande parte dos atletas não dispensam um bom massageador. E eles estão completamente corretos ao recorrer às massagens.

Após os exercícios intensos, como já disse anteriormente, há um rompimento das fibras de nossos músculos, isso acaba causando uma inflamação nos mesmos. A massagem é benéfica pois auxilia na redução da citocina. A citocina é a substância responsável pelos processos inflamatórios nos músculos.

Além disso, uma boa massagem, é capaz de aumentar a quantidade de mitocôndrias (células que realizam a respiração celular, sendo importante na obtenção de energia para execução das atividades físicas) e promove a oxigenação das células musculares.

Algumas dores musculares, acabam ocorrendo devido a circulação sanguínea ser insuficiente na região durante as atividades, desta forma, a massagem pode auxiliar na melhora da circulação sanguínea, fazendo com que este músculo se recupere com maior rapidez dos danos sofridos.

Infelizmente, embora os nossos olhos não tenham a possibilidade de ver, as tensões que sofremos durante o decorrer do dia em nosso período de trabalho, no trânsito e até mesmo quando estamos estressados porque o nosso pagamento não vai dar para quitar todas as contas do mês acabam resultando em dores musculares. Não é somente as atividades intensas que causam dores nos músculos não! A tensão do dia-a-dia também pode ser causadora deste desconforto. Por isso as massagens são muito eficazes, para relaxar, tirar toda esta tensão e mandar para bem longe estas dores!

Tanto as atividades físicas intensas, como os erros de postura (sentando-se e realizando movimentos com postura incorreta), fazem com que as fibras musculares sofram microlesões, elas ficam completamente tensas, se contraem e acabam causando muita dor.

As massagens possuem a capacidade de auxiliar no relaxamento dos músculos, retirando dos mesmos toda a tensão de suas fibras, desta forma, as mesmas acabam ficando mais macias e mais livres para executar quaisquer movimentos que você precise sem causar tanto desconforto.

A massagem nas regiões doloridas acaba gerando um aumento da temperatura (calor), este calor faz com haja uma melhora na circulação sanguínea, aumentando a oferta de oxigênio nestes músculos e a energia.

Aprenda a massagear seus músculos da maneira correta com as nossas dicas:

Utilize os seus polegares, os seus punhos e as palmas de suas mãos para friccionar as áreas afetadas. Pressione estas áreas porém, com leveza, os movimentos podem ser para cima e para baixo ou em formato circular.

Massageie as regiões afetas com um creme hidratante ou óleo para massagem.

Caso haja necessidade, experimente realizar a massagem com um especialista. Existem clínicas especializadas em aliviar as dores musculares por meio das massagens, uma sessão custa aproximadamente R$150,00.

Importante: a massagem é muito benéfica em alguns casos, no entanto, em algumas situações ela é totalmente contraindicada. Isto porque, a sua realização pode acabar mascarando outros problemas, piores e até mais graves do que se pode imaginar.

Todas as pessoas que possuem lesões musculares ou problemas circulatórios, devem se abster de receber as massagens. As massagens também não devem ser realizadas quando houver lesões ou infecções sobre a pele, ou podem acabar agravando ainda mais estes casos.

  • Faça alongamentos

Os alongamentos auxiliam na redução do ácido láctico presente nos músculos. Você sabe o que é ácido láctico? Vamos entender um pouco mais sobre o que ele significa a seguir.

Quando realizamos atividades físicas de grande intensidade nossos estoques de energia acabam ficando esgotados, desta forma, o ácido láctico é liberado nos músculos para suprir esta deficiência, agindo como uma fonte de energia temporária. Embora isto seja vantajoso, quando o ácido láctico se acumula em nossos músculos ele acaba causando queimação, cãibras e dores, por isso é importante que ele seja retirado destes músculos após a realização dos exercícios físicos.

Por isso, assim que terminar a realização de qualquer atividade, ou até mesmo após ficar muito tempo em uma posição em seu trabalho, ou em sua casa, alongue todos os seus músculos. Levante-se e estique o pescoço, membros inferiores e superiores para que eles possam relaxar e liberar a tensão que ficou acumulada com o passar do tempo.

Além de reduzir a quantidade de ácido láctico nos músculos, o alongamento é capaz de aumentar a circulação sanguínea nas áreas musculares que foram afetadas, desta forma, ele passa a se recuperar com mais rapidez.

Consideração final

Um certo desconforto ou tensão nos músculos no decorrer da realização de tarefas intensas e cansativas é normal, porém, se as dores persistirem por muito tempo, é muito importante que você procure ajuda médica! Pode haver alguma lesão ou problema maior por trás desta dor.

Repouse, massageie, alongue e se livre destas terríveis dores musculares de uma vez por todas. E lembre-se sempre: os medicamentos somente devem ser utilizados mediante a prescrição médica!

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